Publicações e eventos

Publicações

Obras - livros, papers e artigos - produzidas pela Covac Sociedade de Advogados ou que abordem as áreas de atuação do escritório

Livro

Nos bastidores da educação brasileira – a gestão vista por dentro

As análises profundas sobre os caminhos adotados na administração das instituições de ensino estão no livro "Nos bastidores da educação brasileira - A gestão vista por dentro", de Sonia Simões Colombo, Paulo A. Gomes Cardim, José Roberto Covac e colaboradores.

A obra contém dados contemporâneos da gestão educacional, abrangendo uma análise holística e profunda de todas as áreas que compõem uma instituição de ensino. Os autores que contribuíram com os capítulos são renomados profissionais que militam, com sucesso, na administração escolar.

No livro foram abordados os principais caminhos para a excelência da gestão escolar, destacando-se: o entendimento do mercado; relacionamento com os clientes e construção da imagem institucional; qualidade do ensino; avaliação do ensino; a gestão de pessoas nas instituições de ensino; os desafios da gestão financeira; e a gestão da responsabilidade social nas escolas.

De acordo com a autora, as experiências relatadas no título mostram exemplos de sucesso empresarial sem deixar de lado a excelência na educação. Importante destacar que as instituições de ensino são empresas e, como tal, precisam utilizar estratégias para se manterem competitivas e o foco na excelência do processo ensino-aprendizagem deve ser a meta central de sua atuação.

Serviço

Nos bastidores da educação brasileira - A gestão vista por dentro

Ano 2010

Editora: Artmed

Autores: Abib Salim Cury, Alexandre Gracioso, Antoninho Trevisan, Celso da Costa Frauches, Christian de Paul de Barchifontaine, Cristovam Buarque, Custódio Pereira, Daniel Faccini Castanho, Édson Franco, Fernando Trevisan, Gabriel Mario Rodrigues, Herbert Steinberg, João Carlos Martins, José Manuel Moran, José Roberto Covac, Luiz Marcatti, Marcos Henrique Facó, Maria Helena Guimarães de Castro, Maria Lucia M. Carvalho Vasconcelos, Paulo A. Gomes Cardim, Paulo Eduardo Marcondes de Salles, Saulo Souza Dias, Sonia Simões Colombo e Thomaz Assumpção.