Multimídia

Notícias

Matérias e informações sobre iniciativas e temas de interesse nas áreas de atuação da Covac Sociedade de Advogados

Investimento em filantropia colabora com a Agenda 2030

14 Dec 2017

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, o relatório “Filantropia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Engajando o Investimento Social Privado na Agenda do Desenvolvimento Global”, que indicou a importância do investimento social privado na filantropia para o cumprimento da Agenda 2030 (plano de ação para a prosperidade das pessoas e do planeta).

Este é o primeiro relatório da Plataforma de Filantropia no Brasil e que mapeia a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país por atores de filantropia, empresas e sociedade civil. O resultado mostrou que o Brasil apresenta um ambiente relativamente bem estruturado de redes, associações e organizações para a filantropia. Além disso, é um dos quatro países da região da América Latina e do Caribe a ter uma associação formal de fundações filantrópicas.

De acordo com o documento, a educação é a área que mais recebe investimento social privado no Brasil (84%), seguido por desenvolvimento profissional e cidadão para jovens (60%) e artes e cultura (51%).

O levantamento também evidencia que ainda há muito para investir em filantropia no país. Enquanto nos EUA o volume de investimentos no setor representa 2% do PIB, no Brasil, as doações alcançam apenas 0,23% do PIB.

Leia Mais.