Multimídia

Clipping

Matérias publicadas na Imprensa sobre a Covac Sociedade de Advogados e suas atividades

Reduzir dependência do Fies vai salvar universidades no futuro

21 Sep 2016

Matéria publicada pelo jornal DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços afirma que as mantenedoras de ensino superior então buscando reduzir a dependência de uma única fonte de financiamento estudantil.  Citando dados do Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, a reportagem prevê que o impacto causado pelas alterações ocorridas no Fies só serão reparadas em 2019.

O jornal entrevistou para a matéria o Dr. Daniel Cavalcante Silva, sócio da Covac - Sociedade de Advogados e, segundo ele, além do parcelamento prolongado, a criação de um fundo patrimonial pode ser uma boa opção. Esse modelo, conhecido como endowment fund, consiste na criação de um patrimônio perpétuo para gerar recursos para promoção de bolsas de estudo ou amortização dos juros no parcelamento.

"A instituição faz o fundo e aplica no mercado e o que render é usado", explica o sócio da Covac. Segundo o advogado, o modelo já é usado em Harvard e Oxford, e no Brasil o curso de Direito da FGV aderiu recentemente ao modelo. Originalmente este fundo é feito com doações de ex-alunos, mas no Brasil pode ser pensado de outras formas. "As mantenedoras podem destinar parte de seus recursos", diz.

Segundo o Dr. Daniel Cavalcante Silva, o Projeto de Lei 4.643, de 2012, fala sobre a criação de um fundo patrimonial, mas para instituições federais. "Só que abre precedentes para as privadas". Para Silva, é necessário fomentar soluções que reduzam a dependência que essas instituições ainda têm do governo e dos bancos. "Quanto mais você sai do governo, mais você tem perspectiva de crescimento. A economia é cíclica e precisamos de algo permanente."

Leia a matéria completa